A importância da UNE na Historia do Brasil, já muito conhecida, é extraordinária. Os líderes políticos revelados por ela permeiam todas as décadas de convulsões,de lutas pela liberdade,direitos humanos e justiça social,e com íntima relação permanente com as artes,teatrais,musicais,plásticas,filosóficas.
Neste século XXI a UNE transfigura-se absorvendo as novas condições e contradições de sua existência em um mundo em pleno processo de democratização,com a inclusão em plenitude de todas as minorias,excluídos,periferias,e tendências do pós-modernismo,e mais importante ainda,novamente dando as artes o seu valor devido,entrelaçando-se com elas e com elas participando, criando uma imensa linguagem poética e filosófica generosa,inédita,pioneira,aonde existem reinterpretacoes de tudo,do individuo ao coletivo,do industrial ao ecológico,do realismo ao romantismo da primeira Internacional,da antropofagia de Oswald de Andrade ao Tropicalismo de todas as aberturas, e explodindo os preconceitos de todos os racismos e elitismos. É um fazer constante e em constante ebulicao.
A UNE aliou-se aos pontos de cultura,e assim vai construindo o novo mundo,entrelaçando as Universidades e os pontos de cultura,injetando otimismo e revelando os tesouros culturais que o continente chamado Brasil tem para revelar para a sua população e para os povos do planeta!
Eu e Nelson Jacobina fizemos com a caravana da UNE um show na USP em São Paulo,depois no Amazonas lá em Manaus, com os pontos de cultura reunidos na praça aonde fica o fabuloso Teatro Amazonas. Agora aqui no Recife faremos e participaremos de um novo show com pontos de cultura,e nesta noite especial tocaremos com o Coco de Umbigada e o Maracatu Estrela de Ouro,e depois discutiremos os detalhes da chegada da Caravana da UNE na celebração da TEIA em Brasilia ,nao só para efeito do referido espetáculo que durará quatro dias,mas também para efeito de filmagem de tudo isso para o programa Amálgama-Brasil-Pontos de cultura do canal-Brasil e para a TV Publica.
E proclamaremos em versos,som,teatro,artes plásticas,cinema,vídeo,etc, a necessidade dos Direitos Humanos e da necessidade destes Direitos Humanos se nutrirem e se enfibrarem com a nossa Amálgama,Amálgama esta que foicomo José Bonifacio de Andrada e Silva definiu a nossa cultura em relação aos outros povos do planeta. E como eu digo na música Lider dos Templários em parceria com Jorge Vercilo,Jorge Aragão e Jorge Ben Jor,que ela é a pipoca da pororoca da imaginacão. Pois esta amálgama e mais do que mistura,mais do que miscigenação,ela é uma reinterpretação vibrante de tudo, sempre incluindo a absorção de pensamentos contrários,em equilibrio flutuante,includente,pacificador e generoso como a imensa alma do coração do seu povo!
Jorge Mautner
foto show em recife com mautner, nelson jacobina, coco de umbigada e maracatu estrela de ouro na UFPE durante a caravana da UNE em recife (PE).