quinta-feira, 4 de setembro de 2008

TV CUCA



pílula da caravana registra sua passagem pelo espírito santo.

ACESSE A TV CUCA

Não à volta da repressão nas universidades brasileiras

A União Nacional dos Estudantes, está realizando em parceria com o Ministério da Saúde a Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura, percorrendo 41 universidades dos 27 estados do país, promovendo debates, oficinas, atividades culturais, campanhas de prevenção e vacinação, discutindo temas de saúde sob a perspectiva da juventude, educação e cultura no marco da construção de um projeto de desenvolvimento para o Brasil.
.
Em todos os estados e universidades que a Caravana vem passando as atividades tem se caracterizado pela ampla adesão dos estudantes universitários, pelo ambiente aberto, democrático e lúdico das atividades e pela mobilização e reflexão sobre as questões levantadas nas discusões e debates. Neste sentido, a UNE lamenta profundamente um incidente isolado ocorrido no dia 03/09, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante a realização de uma intervenção teatral do Grupo Tá Na Rua (RJ), como parte da programação cultural da Caravana, alguns professores incitaram os alunos à violência contra os artistas, proferindo insultos, lançando objetos das sacadas e chegando mesmo a agredir fisicamente alguns atores e atrizes, que foram retirados do prédio com violência por um grupo de estudantes, com o apoio explícito e a força física de alguns professores.
.
A UNE , com uma trajetória de 71 anos em defesa da democracia e das liberdades de expressão e manifestação, vem a público denunciar este incidente, que adquire uma extrema gravidade por ter ocorrido em um ambiente universitário, espaço que deve se caracterizar pelo livre debate de idéias, expressões e manifestação. Um país que enfrentou 21 anos de ditadura militar não pode permitir em suas universidades manifestações de intolerância e brutalidade como estas, especialmente se partindo de servidores federais no exercício de sua função pública como estes professores.
.
A Caravana da UNE segue seu rumo e continuará percorrendo as universidades em todo o país, em uma jornada de mobilização, reflexão, criação artística e diálogo com a juventude e os estudantes brasileiros sobre saúde, educação e cultura, contribuindo com o debate de idéias na universidade e garantindo a democracia como conquista fundamental e irrevogável da sociedade brasileira. Compreendemos que tais manifestações de violência e brutalidade são sinais anacrônicos de um pensamento reacionário que já não tem mais lugar na sociedade brasileira.
.
Saudações estudantis,
.
União Nacional dos Estudantes (UNE)
.
Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA)